segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O teatro é democrático



O teatro Municipal de São Paulo é um evento!!
Sua arquitetura, sua riqueza de detalhes, seu glamour, a lembrança de várias épocas, os espetáculos, o ambiente, sua varandas, piso, escadaria, ufa... poderia ficar horas aqui.
Por tudo isso e mais toda a cultura e arte que já foi interpretada em seu palco, o Teatro Municipal de São Paulo é um ícone de cultura. Após a reforma, ficou ainda mais deslumbrante! E acessível a todos!
Ontem no espetáculo do Balé da Cidade, com ingressos esgotados um mês antes da apresentação, havia casais da terceira idade, casais de meia idade, grupos de adolescentes, universitários, famílias inteiras nas frisas. Público variadíssimo.
O senso comum diz que cultura erudita só atrai os mais velhos. Quem se presentear com uma ida ao Teatro Municipal, verá que não existe nada mais longe da verdade. A arte, em todas as suas formas de expressão, atrai as pessoas. Ela está na alma do ser humano. É a pura expressão dos nossos sentimentos. A dança, com seus movimentos e música, mexe muito com nossas sensações. Ontem, ao final do 2º ato, sentia-se um “ufa!” de alívio. Não porque era enfadonho, mas porque era intenso. Não havia espectadores, todos faziam parte integrante daquela cena intensa e cheia de energia. O público sentiu toda aquela intensidade e relaxou ao final...”ufa!”.
Enquanto isso, como que afirmando o Teatro Municipal como espaço democrático, no lado de fora, nas escadarias, pessoas de várias classes sociais e faixas etárias, dançavam, cantavam e reviviam as canções de Raul Seixas que, repare, estão mais atuais do que nunca. Em lembrança do 22º ano de sua morte.
Com a mesma intensidade e no mesmo momento, arte “popular” e arte “erudita” contagiavam o público, cada uma em sua cena, mas dividindo o mesmo espaço.
Que dia para a cultura!!

3 comentários:

  1. Amei esse post Fer!!! Amo teatro, dança, enfim, tudo que se refere a arte... e morro de saudades de frequentar, quando morava em Blumenau era mais fácil... acho que é a alma de artista, e não tem jeito, acabo chorando toda vez!!! Não de tristeza, mas de emoção... é lindo!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo o Teatro Municipal e não posso acreditar que existam paulistanos que não o conheçam! Faz parte da minha vida desde que posso me lembrar... Eu costumo dizer aos amigos que acham que espetáculos são chatos que então fiquem prestando atenção só nas instalações que por si só já são um show a parte!
    Não perco a oportunidade se tenho uma e não da pra negar: No Brasil não tem noite como a paulistana!
    Parabéns pelo blog, Fernando, tenho achado muito interessantes e oportunos os seus posts mas o Google não facilita em me aceitar como seguidora, mas estou sempre por aqui! beijão

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Fernando. Um lindo espaço lírico da cidade de São Paulo. Pena que eu more tão longe!! Eu amo este glamour de arte, arquitetura e cultura, tudo num só lugar!! É de emocionar, adorei seu post. Parabéns pela sua sensibilidade, um beijo.

    ResponderExcluir