quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Touro sanguinário


Polêmica a utilização de animais para “divertimento” das pessoas.
Vi o vídeo do touro que matou 3 pessoas em 5 anos em Espanha.
Após o banimento, em muitos países, de animais em circos e melhorias em muitos zoológicos do mundo, as touradas voltam à cena.
Touradas são eventos muito populares em Espanha, Portugal e México. Na tourada existe a garraiada que é executada pelos forcados, existe a tourada a pé que é executada pelo toureiro, e a tourada à cavalo que é executado por um toureiro e um cavalo. Cada uma exige diferentes capacidades de seus executores.
Morei em Portugal 12 anos e vi isso de perto. Só quem já viu uma cabeçada de um touro, que apesar de ser contra o muro de proteção, arremessou a pessoa que estava ao meu lado a cerca de 4 metros, sabe a força desses animais (imagine quem foi arremessado). E esse era um “touro de rua”, portanto menor do que os touros que entram na arena.
Eu, por ter vivido essa cultura, entendo a beleza e a emoção que esse evento trás a essas pessoas. Cabe aqui a diferenciação entre touradas espanholas/mexicanas e portuguesas: nesta o touro não é executado na arena à frente de todos.
Na Catalunha, numa “ação de marketing”, as touradas foram proibidas. Na prática nada mudou, uma vez que as touradas só ocorrem na Extremadura e Andaluzia. Foi mais uma afirmação de “independência”.
Voltando ao vídeo, o homem colocou-se à mercê do touro que não perdoou... o homem morreu na arena. Eu penso sobre a temeridade de ficar à frente de um touro que, por ser um animal e criado para isso, tem comportamento completamente imprevisível, quer dizer previsível, atacar o que ou quem se coloque à sua frente.
E a polêmica sobre a utilização de animais para “divertimento” das pessoas persiste...

Nenhum comentário:

Postar um comentário