terça-feira, 16 de agosto de 2011

Menino de 14 anos ganha mão robótica

É incrível como a ciência aliada à tecnologia consegue coisas hoje em dia!

A história já é por si só comovente. Ross Brawn, da equipe Mercedes da Fórmula 1, visitou uma escola na Inglaterra. O garoto Matthew James, simpatizou com ele e viu uma chance para poder concretizar um sonho, ter uma mão biônica. Escreveu uma carta a Ross, que se emocionou com ela e colocou em prática o pedido.
Alguns comentários ao meu post anterior salientaram que o ser humano é egoísta e esse egoísmo ultrapassa todas as barreiras nacionais. Concordo plenamente. Assim como o exemplo da selvageria em Londres, também temos este exemplo da bondade de que o ser humano é capaz.
Estamos falando de um ato isolado, mas de extremo altruísmo e empatia com a dificuldade do outro. Ato este que deixou uma obra concreta, onde antes Matthew tinha uma garra metálica, hoje ele tem uma mão biônica em tudo similar à função da mão humana.
Engraçado o comentário do garoto ao ser entrevistado com a mão em pleno funcionamento:

“Com esta mão eu posso fazer tudo, é exatamente como se fosse real. Vai fazer uma diferença tão grande em minha vida. O ruim é que estou tendo que fazer mais tarefas – brincou o jovem”.
O humor fica bem em todas as ocasiões.
Mas isso acontece porque as pessoas sonham. O garoto sonhou e a Mercedes concretizou.
E por falar em sonhos, um grande sonho do neurocientista brasileiro e meu ex-colega de colégio Miguel Nicolelis eu gostaria muito que se concretizasse:

“Quero ver um adolescente brasileiro, paraplégico, entrar no estádio, no jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, com uma veste robótica, controlada pelo pensamento e dar o primeiro pontapé na bola”.
Esse é um sonho que todos nós, de qualquer nacionalidade, mas principalmente os brasileiros, deveríamos sonhar para acontecer!!

Um comentário:

  1. Que lindo isso!!! Como é bom saber que ainda existem exemplos de solidariedade e amor ao próximo num mundo cada vez mais violento... Post aprovado! rsrs...

    ResponderExcluir