segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Londres e os Brasileiros


Tenho visto muitos comentários sobre os distúrbios em Londres. Dos mais variados. Gente elogiando, gente criticando. Alguns me chamaram a atenção, como o de Henrique Goldman, diretor do filme “Jean Charles” que vive em Londres, “A Europa se abrasileira, e Londres tem até arrastão”.
Ele compara os distúrbios em Londres com a situação de criminalidade no Brasil dizendo que a Europa está ficando mais parecida conosco.
O vídeo de um garoto de 14 anos sendo espancado para ter sua bicicleta roubada e logo após ser assaltado por pessoas que simulavam ajuda-lo, enquanto ainda sangrava no chão com o maxilar fraturado, rodou o mundo.
A cena me fez lembrar do turista que caiu do elétrico da Lapa, no Rio de Janeiro, e que ainda agonizando no chão, teve sua carteira, documentos e câmera fotográfica roubados.
Enquanto isso, no Largo 13 aqui em São Paulo, nos arredores do Poupatempo, eu vi um mendigo dormindo na calçada às 08h30 da manhã e tendo seus tênis roubados por um jovem de uns 20 anos que não se incomodou minimamente com os passantes (e quem conhece o Largo 13 em dia de semana sabe que milhares estão circulando ali àquela hora).
Aí eu volto ao comentário de Goldman, será correto dizer que Londres se “abrasileira”?
Vejo duas coisas nessa observação infeliz:
- os distúrbios em Londres estão acontecendo numa situação de exceção e a polícia e os tribunais ingleses estão trabalhando 24hs prendendo e condenando os culpados;
- no Brasil, estas duas situações aconteceram em cenas cotidianas e, se alguém souber, digam se os culpados foram presos... e condenados, claro!
Mesmo assim, se alguém não concorda com a minha observação, no mínimo é “esquisito” que alguém tente colocar a Inglaterra no mesmo nível que o Brasil dizendo que o Brasil tem arrastão... os brasileiros não devem ter gostado...

8 comentários:

  1. Nando:
    A emergência das novas potências económicas assusta uma Europa que parece ter perdido o rumo e a identidade...
    O mundo reconfigura-se e, como sempre, o novo assusta e portanto utilizam-se sempre os mesmos chavões e frases-feitas.
    Interessante o seu blog - parabéns :)
    Marta
    Portugal

    ResponderExcluir
  2. Não vem ao caso quem está se tornando quem... o perigo é a humanidade que estamos perdendo, o sentimento de não se importar que o que nos cerca é o pior dos males. Mesmos cercado de gente por todos os lados o brasileiro acaba se isolando no seu próprio umbigo já que enqunto for o seu vizinho a vítima dos males da sociedade, como assaltos doenças e golpes do governo injusto tudo bem! Parabéns amigão! Cestari

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o coementário do Ricardo, o mal do ser humano (que sempre foi, mas atualmente ainda pior) é o egoísmo, "enquanto nao "acontecer" comigo, tudo bem", que está destruindo a humanidade... e não é só no Brasil não... mas o comentário do Heitor Goldman não foi muito feliz não... afinal, egoísmo existe no mundo todo!
    Parabéns pelo seu blog, vou acompanhá-lo sempre que puder! Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A Europa está aquem de se abrasileirar.
    Tomo por exemplo a nova lei da fiança, que entrou em vigor no dia 04/07, ela dificulta a prisão preventiva de acusados de alguns crimes.
    Com a mudança, presos não reincidentes e que cometeram "crimes leves" e puníveis com menos de "4 anos" de reclusão devem ser soltos.
    Para os defensores da lei, ela poderá reduzir a superlotação nos presídios. Ao passo que, para os opositores, ela vai aumentar a impunidade.
    Como bem frisou, o Ricardo, cada vez mais as pessoas irão se importar ou então irão se isolar. Penso, que por egoísmo, precaução ou temorosidade.
    Parabéns pelo blog, passarei a seguir e cutucar suas observações do cotidiano.

    ResponderExcluir
  6. CREIO EU QUE ESTA COMPARAÇÃO DE GOLDMAN, FOI UM 'PARECER' DE QUE EM TODOS OS PAISES EXISTEM A FRAGILIDADE DO EGOISMO EM PROL DE SEU CONSUMISMO CUSTE O QUE CUSTAR....INFELIZMETE O SER HUMANO ESTA SE DEITANDO SOBRE SI PROPRIO EM SUA DUALIDADE DE DO TER E SER, SENDO QUE O TER ESTA EM PRIMEIRA QUESTAO E O HUMANISMO CADA VEZ MAIS EM EXTINSAO....PARABENS PELO BLOG, FERNANDO, TU SABES QUE TE ADMIRO E TE ADORO MUITISSIMO, ESTAVA FALTANDO ISTO PARA VC QUERIDO! BEIJOS MIL.

    ResponderExcluir
  7. Tanto num caso como no outro a sensação de impunidade é gritante... a forma de agir em relação ao sucedido é que difere, enquanto no caso "Londres" as autoridades transmitiram uma imagem de que a justiça iria funcionar rápida e eficazmente, no Brasil a sociedade já enraizou a meu ver esse tipo de comportamentos. Qual será a saída? A saída em ambos os casos será uma justiça justa, enérgica e celere e com uma promoção dessa impunidade na media.
    É a minha opinião.

    ResponderExcluir
  8. muito bom seu Blog Fernando...
    Acredito que um dos hábitos dos brasileiros ,não generalizando obviamente..é falar ou reparar mais
    no quintal do vizinho..
    Digo isso por conhecer muitas pessoas que vivem em outros paizes..EEUU EUROPA JAPÃO AUSTRÁLIA CANADÁ.
    SÃO PRIMOS ,SOBRINHOS QUE VIVEM NESSAS NAÇÕES E QUE AO CONVERSAREM COMIGO ,COM MEU ESPOSO ,MINHAS FILHAS DIZEM O MESMO QUE ESCREVÍ NO INICIO..QUE MUITA COISA QUE VEMOS ATRAVÉZ DE JORNAIS (GLOBO PRINCIPALMENTE) SÃO EXAGEROS PARA MINIMIZAR A FALENCIA SOCIAL DE NOSSO PAÍS...A CORRUPÇÃO DESCARADA DE NOSSA POLÍTICA ...ENTÃO PODEMOS DIZER QUE ,CLARO QUE EM TODOS AS NAÇÕES EXISTEM CORRUPTOS E EXISTEM ERROS GRAVES,MAS SE FICARMOS OLHANDO OS QUINTAIS DOS VIZINHOS E ISSO AJUDAR A MELHORAR UM POUCO NOSSO BRASIL AÍ SIM VALERÁ A PENA..MAS ENQUANTO FAZEMOS ISSO DEIXAMOS PASSAR EM BRANCO A CPI DO LULA QUE DILMA IMPEDIU ..A PRESENÇA DE SARNEY NO PODER A MAIS DE 30 ANOS ..E ASSIM OLHANDO PARA OUTROS LADOS DEIXAMOS DE VER OS ERROS ASTRONOMICOS QUE EXISTEM EM NOSSA NAÇÃO..FERNANDO,ME PERDOE SE ESCREVÍ MAL TALVEZ NÃO TENHA ME FEITO ENTENDER,MAS QUANDO CONVERSO COM PESSOAS MAIS POLITIZADAS DO QUE EU SOU..VEJO A DECADENCIA ,CADA DIA MAIS DO NOSSO SISTEMA E ISSO ME DEIXA FURIOSA E QUANDO FURIOSA ME PERCO ATÉ MESMO NAS PALAVRAS..
    QUANTO AO SEU BLOG REPITO VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS E CONTINUE SEMPRE E EU SEREI UMA ASSÍDUA LEITORA COMO ERA DO NOSSO MELÃO..BJ E FELICIDADES

    ResponderExcluir